O hotel mais sustentável da última viagem

Hoje venho falar-vos do hotel mais sustentável da minha última viagem: o hotel PinkCoco, localizado em Uluwatu, Bali.

Na viagem que fiz à Indonésia, passei por vários hotéis e este foi o que considerei ser o mais consciente a nível ambiental. Antes de vos explicar o porquê, deixem-me apenas dar-vos um pouco de contexto sobre o hotel.

Os hóteis PinkCoco são hotéis apenas para adultos e  foram criados em 2011 por um casal que queria um local de sonho e relaxante, onde os surfistas da área de Uluwatu pudessem relaxar. Assim nasceu o primeiro dos 4 hotéis PinkCoco da Indonésia, que se encontram por Sanur, Uluwatu, Gili Air e Gili Trawangan.

Se visitarem o site do hotel vão perceber que um dos maiores valores dos proprietários é o respeito pelo ambiente e isso pode ver-se na sua muita atenção aos detalhes: desde a escolha de materiais, à sua re-utilização, passando pela escolha dos produtos alimentares certos e por uma grande consciência de ajuda na comunidade, sendo o máximo possível adquirido dentro da comunidade local. Para quem quiser ver os seus valores mais em detalhe, visitem o link do hotel

Agora vamos à minha experiência:

A minha estadia foi no hotel de Uluwatu, que tem uma localização perfeita numa avenida cheia de lojas e restaurantes e apenas a 5 minutos a pé da fantástica praia Padang Padang. Todos os funcionários do hotel são simpáticos e muito prestáveis, tendo uma atenção digna de um hotel de 5 estrelas.

Além do mais, o grande destaque do hotel vai sem dúvida para a temática do cor-de-rosa e de toda a sua decoração que consegue criar um ambiente tropical, relaxante e diferente de tudo o resto.

Fiquei num quarto vista piscina, da qual se pode ver 1 das 3 piscinas do hotel! Dentro do hotel existe também um Spa fantástico e um restaurante (na altura que visitei estava encerrado para manutenção, pelo que não vos posso dar nenhum feedback). O quarto tinha uma decoração fantástica, era espaçoso e tinha muitas áreas de arrumação. Antes de entrar no quarto existe ainda uma área de descanso privada, muito confortável para se desfrutar do exterior. O quarto era limpo de manhã e todos os finais de tarde, o staff abria a rede das camas, colocavam repelente no quarto e chocolates na cama e ainda acendiam uma vela aromática, para podermos relaxar melhor!

Na visita à ilha Gili Air, passei pelo exterior do hotel e fiquei com vontade de o experimentar na próxima vez. Localização fantástica e um ambiente e decoração exterior também promissores. 

O porquê de o considerar o hotel mais sustentável da viagem:

Durante a viagem estivem em vários hóteis e este destacou-se, devido aos seguintes factores:

– Enquanto que na maioria dos hotéis colocavam garrafas de água de plástico no quarto, aqui colocavam uma garrafa de vidro onde era colocada água fresca.

– Além disto nas 3 piscinas dos hotéis existiam dispensadores de água onde podia encher a minha própria garrafa  antes de sair (algo muito difícil de encontrar em muitos sítios que visitei!)

– O quarto tinha uma chaleira para  o chá e, ao invés das colheres de plástico que vi noutros hotéis, aqui elas eram de madeira. 

– O gel-de-banho e o champô estavam em frascos de vidro e eram vegan, sem parabenos, não testados em animais e feitos apenas com ingredientes naturais! 

– No quarto eram disponibilizados sacos de pano e uma sacola grande para fazer as compras sem recorrer ao uso dos de plástico nos supermercados. (Adorei este detalhe, que até hoje não vi em mais lado nenhum.)

Tendo em conta tudo o que vos contei acima eu considero este hotel bastante sustentável, preocupado com o seu impacto e consciente do peso das suas ações no ambiente.

Digam-me se já algumas vez ficaram em algum hotel PinkCoco e como foi a vossa experiência.

Caso tenham alguma dúvida deixem-na nos comentários 🙂


Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *