11 Passos para uma viagem mais sustentável – Parte 1:A preparação

Prepara a tua viagem de maneira mais sustentável

  Agora, mais do que nunca, nós, enquanto amantes de viagens, temos o dever de cuidar do nosso planeta e de todos os locais que visitamos para que eles possam continuar a existir e para que as nossas futuras gerações os possam continuar a visitar e desfrutar da sua autenticidade. 

  Viajar e ser sustentável não têm que ser incompatíveis! O objetivo não é ser perfeito, até porque isso é impossível. Não vai ser sempre possível evitar o avião ou andar sempre a pé, mas o importante é, sempre que possível, agirmos de modo sustentável. Se já segues o meu conteúdo nas redes sociais, sabes que a sustentabilidade é muito mais do que cuidar do ambiente; é, também, cuidar das comunidades a nível económico e sócio-cultural.

   Esta será a primeira parte de 2 textos. Nesta irei focar-me no momento da preparação da viagem e na próxima parte irei concentrar-me em como ser sustentável quando já estamos no destino. Muitas pessoas pensam que viajar de forma sustentável é apenas a maneira como agimos quando já estamos no local, mas não, tudo começa em casa. Vamos lá!      

   Escolhe o teu destino e prepara a viagem de forma consciente

Escolhe a altura certa para viajar

 Esta dica é muito importante e tem um impacto não só a nível ambiental, mas, também, na maneira como irás desfrutar da tua viagem! A primeira coisa a evitar é viajar na época alta do destino para onde vais. Na época alta os destinos estão saturados, muitas vezes as comunidades locais e as autoridades não têm capacidade para lidar com o fluxo de pessoas (seja a nível de infra-estruturas ou de capacidade de limpezas, por exemplo) e não irás desfrutar tanto. Os teus locais preferidos estarão cheios de pessoas, a natureza e os animais estarão mais “cansados” e as empresas não te vão conseguir dar a experiência mais personalizada nem a mais autêntica. Embora queiramos sempre viajar no melhor clima ou existam meses específicos para ver algo em concreto, a verdade é que muitos destinos têm um clima fantástico todo o ano e, por vezes, na época baixa consegues ver coisas que podes não conseguir ver na época alta – pesquisa mais e informa-te mais sobre o destino!

Prepara muito bem o teu itinerário

  Pesquisa bem os hóteis onde ficas, as atividades que vais fazer e com quem. Tenta escolher hóteis sustentáveis (os que o são, por norma indicam-no nos próprios sites ou nos sites de reserva, ou poderás perceber pelos comentários ou fotografias); sempre que possível escolhe hotéis locais e empresas ou guias locais para as tuas atividades; e por último, caso adores ver animais, ao escolheres o local ou atividade que os envolva, investiga. Escolhe um local que não abuse dos animais, que se foque na sua conservação e que não tenha qualquer tipo de atividade somente para atrair turistas, sem pensar no conforto dos animais. Fotos em cima de animais ou com animais selvagens adormecidos ao nosso lado são “excelentes” atrações nas redes sociais, mas serão mesmo necessárias? Irás ter uma experiência muito mais autêntica num centro de conservação, a alimentar os animais ou simplesmente a  estar lado-a-lado com os animais no seu habitat natural.

O ponto mais "controverso": andar de avião

  Todos sabemos que os transportes têm um grande impacto ambiental devido à sua emissão de gases poluentes, mas nem sempre podemos ir de comboio para o nosso destino ou evitar aviões. Um recurso óptimo que apareceu nos últimos anos e que, inclusive, existe já automaticamente quando reservas o teu voo são os programas de compensação de carbono. Basicamente, no final da tua reserva indicam-te a emissão de carbono relativa à tua viagem e podes contribuir com um valor para compensar essa emissão. Muitas vezes esse impacto é compensado com a plantação de árvores ou apoiando projectos ecológicos. Podes adicionar isto no final do teu voo ou podes usar um programa à parte que já conheças e informar-te de que forma o impacto é compensado. Se tiveres oportunidade informa-te mais sobre este assunto junto da tua companhia aérea e experimenta! A TAP, por exemplo, entre muitos outros projectos, tem um de conservação na floresta amazónica onde ajudam a evitar a extração de madeira e dão formação às comunidades locais sobre como trabalharem com uma agricultura sustentável. Vê os projectos da tua companhia preferida e deixo-te aqui um link da National Geographic para podes perceber melhor esta questão! 

A dica mais simples de todas: sê digital!

  Não imprimas os teus bilhetes de embarque ou qualquer documento de reserva, a não ser que te peçam estritamente em papel! Hoje em dia praticamente todos os locais aceitam documentos de reservas em formato digital e é super fácil acedê-los com os nossos telemóveis. Se estiveres preocupado em não ter wi-fi no momento em que terás de mostrar os documentos descarrega-os para o telemóvel para os teres sempre acessíveis.

Escolhe o que levar contigo e não te esqueças de nada

Leva a tua própria garrafa de água

  Uma ação simples, mas que pode ter um grande impacto! Leva-a contigo e podes enchê-la em qualquer lugar. Hoje em dia quase todos os locais têm água potável e os que não têm, por norma, têm dispensadores de água potável que podes usar. Até alguns aviões de longo curso já têm onde encheres a garrafa. Parece que já não temos desculpa para nos esquecermos dela 🙂  

Já ouviram falar dos copos Stojo?

   Se fores como eu, uma das coisas que mais te incomoda nas viagens de avião é sempre que pedimos uma bebida elas serem servidas em copo de plástico. Claro que percebo a parte prática e logística de usarem copos descartáveis, mas, e se houver uma alternativa? Na procura de uma, encontrei os copos da Stojo (refiro esta marca que sei que é comercializada em Portugal, mas certamente haverão outras), que são copos de silicone que se dobram e que não ocupam espaço nenhum na nossa mala! Quando pedires a tua bebida pede para servirem no teu copo e já está! Menos uns quantos copos de plástico utilizados! Este copo será útil também fora do avião, visto que em muitos países menos desenvolvidos te irão querer servir bebidas em copos de plástico! Se não tiveres um copo destes o que podes fazer no avião é manter o primeiro copo que te dão e pedires para servirem as próximas bebidas no mesmo copo, estarás a reduzir o impacto na mesma 🙂

Diz não ao plástico

  Leva 1 ou 2 sacos de pano, se já souberes de antemão que irás às compras durante a tua viagem, assim poupas o uso do plástico nos supermecados.

Que tipo de pasta de dentes usas?

  Isto pode parecer uma pergunta estúpida para quem vai viajar, mas se pensarmos bem poderá ter algum sentido: quando levas as tuas pastas de dentes ou outro cosmético ou item de higiene, por norma, levas em formatos de viagem. Muitas vezes acabas o produto na viagem e colocas no lixo. O que não nos podemos esquecer é que, enquanto que por casa colocas o tubo da pasta na reciclagem e está tudo bem, no outro lado do mundo poderás estar a visitar um país que não tenha um bom sistema de separação de lixo ou que não o tenha de todo! Neste caso o melhor é levares produtos amigos do ambiente: cotonetes de bambu, pastas de dentes em pastilhas ou em frascos de vidro, escovas de bambu…Existem muitas opções no mercado e podes aproveitar e fazer a transição em casa! Além do mais, é muito importante não te esqueceres dos teus próprios amenities, pois assim não terás que gastar os do alojamento, que, infelizmente, por norma, são embalados em plástico.

Uma dica apenas para as raparigas

  Vais viajar naquela altura do mês? Em vez de usares os pensos ou tampões convencionais, dá uma oportunidade aos copos menstruais! Irás reduzir bastante o teu impacto no local que visitas 🙂

O peso importa

  Informa-te bem de como estará o tempo e de tudo o que precisas para a tua viagem e tenta levar apenas o essencial. Se andares de avião, bagagens com menos peso, significam que a energia e o combustível utilizado serão reduzidos.

Vais viajar no verão? Leva o protector solar certo!

  Como assim o protector solar certo? Estamos a falar do índice de proteção? Não! Estamos a falar dos ingredientes do protector, especialmente se fazer mergulho estiver nos teus planos ou se planeias férias de mar e praia. Existem alguns químicos presentes nos protectores solares que podem ser perigosos para as espécies marinhas, especialmente para os corais. Existem, inclusive, zonas como o Hawai e algumas cidades do México que já proibiram a venda de protectores com determinados químicos. Tenta comprar um protector o mais natural possível e que tenha a certificação de ser seguro para os corais. Por norma esta certificação aparece na embalagem.

  Como pudeste ler existem muitas maneiras de prepararmos uma viagem sustentável! Algumas são mais simples que outras e algumas poderão não ser possíveis de realizar por todos. Não penses que tens que fazer tudo ou que se não fizeres tudo não estás a ser sustentável, claro que estás! O importante é o primeiro passo e fazer o que está ao nosso alcance! Pequenas ações podem ter um grande impacto e, tal como disse no início, o objetivo não é ser perfeito, mas sim agir e darmos o nosso melhor! Muitas das dicas acima passam por atitudes que muitos de nós já temos em casa, como as garrafas reutilizáveis, os sacos de pano ou os produtos higiénicos eco-friendly. Espero que este artigo te dê algumas ideias e que possas preparar-te de um maneira diferente para a tua próxima viagem.

         Deixa-me o teu comentário ou sugestões e diz-me se há algo mais que faças quando preparas as tuas viagens!

         Beijinhos e mantenham-se no caminho para o verde!

Loading


Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *