As 5 cidades mais sustentáveis da holanda

PARTE 3 - ALKMAAR

Bem-vindos ao terceiro post das cidades mais sustentáveis da Holanda! Caso não tenham visto os outros dois, podem consultar o de Utrecht aqui e o de Amesterdão aqui!

A terceira cidade que vos trago não é muito conhecida como destino turístico, mas tem muito para ver e para nos ensinar! E é ela a cidade de Alkmaar, uma cidade localizada a norte de Amesterdão e que, por ser menos turística, pode ser um destino excelente para os tempos de pandemia!

E porque é que Alkmaar é uma cidade sustentável?

Tal como muitas outras cidades da Holanda, Alkmaar tem imensos planos para o futuro, como, por exemplo, deixar de usar gás natural até 2050! Mas a grande razão por esta ser considerada uma das cidades mais sustentáveis da Holanda é porque esta cidade tem o sistema de aquecimento mais sustentável de todo o país! Isto porque optou por utilizar bionergia! Deste modo a cidade espera alcançar mais facilmente as suas metas ambientais e fornecer toda a cidade através de energias limpas.

Alkmaar tem também grande parte dos edifícios públicos, como os complexos desportivos por exemplo, cobertos com painéis solares e usam materiais como cimento de cânhamo (em vez do convencional) na maioria das construções. A cidade está perto de ser tão sustentável quanto Amesterdão, pecando apenas pela falta de incentivos aos veículos elétricos. No que toca a ciclovias este é um local igualmente equiparável, visto ter imensos kms de ciclovias, desde o centro da cidade até às praias, campos de tulipas e muitos outros locais!

O que se pode visitar em Alkmaar?

Vamos então perceber o que se pode ver nesta cidade! Devo dizer que estou bastante surpreendida por nunca ter ouvido falar deste local antes, pois existem imensos locais de interesse! E apesar de estarmos numa cidade, sabiam que daqui conseguem facilmente aceder a praias e zonas de dunas lindíssimas? 

Vamos ver alguns dos melhores pontos de interesse:

  • Mercado do queijo: esta é das maiores atrações da cidade e o maior mercado de queijo do mundo! Mas, devido a restrições relativas à pandemia, só irá voltar a acontecer em Março de 2021. Se visitarem a cidade antes disso, podem visitar o Museu Holandês do queijo, um espaço excelente para amantes deste produto!
  • Museu dos Beatles – Alkmaar é a casa do maior museu dos Beatles do mundo! Por isso se forem fãs da banda, este é um sítio a não perder!
  • Museu da cerveja – aqui podem conhecer melhor a história desta bebida e provar alguns dos sabores locais!
  • Para ir de carro: se gostarem de natureza, têm que visitar as praias Egmond aan Zee e Bergen aan Zee! São apenas a 10 kms da cidade e, pelo caminho, podem ainda visitar a zona de Schermerhorn onde podem vir os moinhos típicos da Holanda. O melhor mês do ano para visitar esta zona é Abril, pois os campos estão cobertos de túlipas.
  • Fazer um passeio de barco pelos canais para poderem ver alguns sítios como o moinho Molen Van Groot, o Accijnstoren ou a Igreja de São José, de uma outra prespectiva.
  • Fazer uma caminhada pelo centro da cidade para ver toda a arquitectura fabulosa da cidade!


Se tiverem carro aconselho a fazerem um passeio por Amsterdão, que fica apenas a 40 minutos!

 

Se quiserem saber mais sobre outros locais a visitar podem ver o site oficial da cidade. Todas as imagens foram retiradas do mesmo.

Alojamentos sustentáveis em Alkmaar

Infelizmente, apesar de este ser um local sustentável, a nível de alojamentos, a cidade depende muito de pequenas pensões e apartamentos privados. Visto não ser um local muito turístico ainda não existe a noção de turismo sustentável.

Se ficar num alojamento sustentável for uma prioridade para vocês aconselho que durmam em Amesterdão e façam a vossa visita a Alkmaar de carro, visto ser próximo!

Se preferirem ficar em Alkmaar optaria por uma destas 2 opções:

  • Luttik – uma localização excelente e é gerido por um casal que apenas usa produtos nacionais! Desde a roupa, acessórios, decoração e até comida, é tudo feito na Holanda.
  • Strandvilla Noord – excelente localização beira-mar.

Se quiserem fazer alguma reserva encontram ambas as opções no site da Booking.com.

Já tinham ouvido falar de Alkmaar? Digam nos comentários se já visitaram e o que gostaram mais!

Da vossa,

Patrícia Mano Ahmad, Travelling to the Green


facebook Share on Facebook
Twitter Tweet
Follow Follow us