As 5 cidades mais sustentáveis da Holanda

PARTE 1 - UTRECHT

Não é surpresa nenhuma que a Holanda tem várias cidades sustentáveis, tendo em conta os padrões de sustenbalidade do país em si. Por norma, a cidade que nos vem logo à cabeça é Amesterdão, mas existem muito mais cidades sustentáveis para visitar! Nesta série de posts irei falar de 5 cidades sustentáveis, o que podem visitar e onde dormir. Cada post irá ser dedicado a uma cidade e o de hoje vai ser sobre Utrecht!

Utrecht é uma das cidades mais sustentáveis do mundo e a mais sustentável da Holanda! E deixem-me já dizer que a cidade está a fazer um trabalho fantástico!

Em Utrecht todas as paragens de autocarro têm telhados verdes ou painéis solares e quando digo todas, são mesmo todas! E como se só isto não fosse suficiente, a cidade planeou tudo ao detalhe: até as plantas que são colocadas na cobertura foram pensadas para atrair pássaros, abelhas e borboletas, mantendo assim um espaço para as espécies polinizadoras na cidade. Os bancos das paragens são feitos com bambu e cimento reciclado e só são usadas luzes LED.

Cobrir as paragens de autocarro foi apenas um “pequeno” projecto para preparar a cidade para algo maior: cobrir todos os telhados da cidade com plantas ou painéis solares! Um dos projectos mais interessantes a acontecer na cidade é a construção da Torre Florestal Vertical (Vertical Forest Tower), um prédio que terá todo o seu exterior revestido por vegetação e que deverá estar terminado em 2022. A cidade quer com esta referência aplicar a mesma ideia das paragens nos edifícios! Só para terem uma ideia, esta construção irá absorver mais de 54 toneladas de dióxido de carbono e emitir mais de 41 toneladas de oxigénio! Vai ser o equivalente a um hectare de mata e terá mais de 10 mil plantas! Um projeto de louvar! Se quiserem saber mais sobre este projecto podem visitar o site do arquitecto, de onde tirei as imagens.

Além deste plano até 2022, a cidade pretende ter todos os transportes públicos a usar apenas energia limpa em 2028.

O que há para visitar em Utrecht?

Como podem ver podemos aprender bastante com esta cidade! Agora vamos ver o que podemos visitar em Utrecht:

  • Castelo De Haar: o maior castelo da Holanda
  • Canal Oudegracht, que atravessa o centro da cidade
  • Museus: museu ferroviário, Fort bij Vechten – museu das linhas de água
  • Casa Papal: o segundo edíficio mais antigo do centro da cidade e antiga casa do único papa Holandês da história
  • Catedral de St. Martin
  • Torre Dom: considerada o símbolo de Utrecht esta é a torre da igreja mais alta da Holanda e do seu topo podem ter vistas incríveis!
  • Jardim Botânico de Utrecht
  • Mercado de flores Janskerkhof: realiza-se todos os Sábados das 08h às 17h
  • Parque Wilhelminapark
  • Praça Dom

Se quiserem saber mais sobre outros locais a visitar, podem ver o site oficial da cidade. Parte das fotografias foram retiradas de lá.

Alojamentos sustentáveis em Utrecht

Depois de visitar todos estes locais é importante ter um bom alojamento e como podem imaginar o que não falta nesta cidade são alojamentos sustentáveis!

Deixo-vos, abaixo, alguns dos meus preferidos:

Bunk Hotel Utrecht

Este hotel é perfeito para aquelas que não querem pensar em transportes, pois o hotel fica mesmo no centro da cidade! Além disso, o espaço tem uma energia única visto que está inserido dentro de uma antiga igreja! E porque é que devemos apoiar este hotel? Vamos ver:

  • A comida e bebidas são de produtores locais
  • As amenities são de uma marca local e sustentável
  • O hotel trabalha com uma instituição (Instock) que ajuda no combate ao desperdício alimentar ao preparar refeições com os alimentos extra não utilizados pelo hotel
  • Bom programa de gestão de resíduos
  • O alojamento tem o selo Golden Green Key, que é atribuído apenas a hotéis sustentáveis
  • O foco deste espaço ao contratar pessoas é focarem-se nas habilidades das pessoas e não em pedir determinadas formações, estudos ou experiências anteriores. O hotel acredita que ao valorizar as habilidades das pessoas e ao deixá-las mostrar o seu trabalho, conseguem lutar contra o desemprego na cidade, especialmente nas camadas mais probres e com menos acesso à educação

Um hotel com preços acessíveis, muito bem localizado e com uma boa consciência ambiental!

Se quiserem fazer uma reserva ou saber mais sobre o hotel podem ver o site oficial. Todas as fotografias foram retiradas de lá. 

Hotel Mitland Utrecht

Este hotel situa-se um pouco mais nos arredores de Utrecht e é perfeito para os que preferem estar rodeados de natureza e, mesmo assim, ter bons acessos para fazer algumas viagens à cidade. Apesar de parecer estar longe por estar rodeado de natureza, o facto é que em apenas 7 minutos se consegue chegar ao centro da cidade de bicicleta!

Este hotel recebeu o selo Golden Green Key em 2012 e é considerado um dos hotéis mais sustentáveis de Utrecht! Estes são apenas alguns dos exemplos do que o hotel tem feito a nível ambiental:

  • Os telhados estão revestidos por plantas, conseguindo assim ter um isolamento natural e ajudar os polinizadores da área, como as abelhas
  • Fazem uma boa gestão dos seus resíduos orgânicos
  • Têm a sua própria central de cogeração, o que permite um uso muito mais eficiente da energia e reduz bastante as suas emissões de dióxido de carbono

Estas são apenas agumas das medidas deste hotel. Parece um local excelente para passar as noites, certo?

Se quiserem fazer uma reserva ou saber mais sobre o hotel podem ver o site oficial. Todas as fotografias foram retiradas de lá. 

Hotel Star Lodge

Este hotel está localizado a apenas 3 kms do centro da cidade e tem uma localização fantástica no parque Voorveldsepolder! É o hotel ideal para passar uns dias mais relaxado!

E porque é que este hotel é um hotel sustentável?

  • Têm estações para carregar os carros elétricos
  • Com o uso de painéis solares, o hotel consegue produzir mais energia do que aquela que consome!
  • Boa gestão de resíduos
  • O edifício foi feito com o uso de materiais sustentáveis
  • Este ponto pode parecer de malucos, mas o hotel tem papel higiénico sustentável! Podem estar a perguntar-se qual é a importância disto, mas o facto é que o hotel utiliza apenas papel higiénico da empresa The Good Rool e esta empresa doa 50% dos seus lucros para a construção de casas-de-banho em países não-desenvolvidos. Além disso é um papel feito na Europa e que não recorre ao uso de plástico para embalar os rolos! Nunca pensei que isto fosse um tópico ao falar de hotéis sustentáveis, mas aqui estamos!
  • O hotel trabalha com instituições locais na ajuda de causas sociais
  • As suas compotas são feitas com frutas que seriam deitadas fora
  • As borras de café do hotel são enviadas para uma fábrica de cogumelos que as usa para a produção

Mais um hotel fantástico para se visitar!

Se quiserem fazer uma reserva ou saber mais sobre o hotel podem ver o site oficial. Todas as fotografias foram retiradas de lá. 

Utrecht parece ser uma cidade fantástica certo? Estejam antentos para saberem quais são as outras 4 cidades mais sustentáveis da Holanda!

Já tinham visitado Utrecht? Quais foram os vossos lugares preferidos?

Desejo-vos um bom dia,

Da vossa,

Patrícia Mano Ahmad, Travelling to the Green


facebook Share on Facebook
Twitter Tweet
Follow Follow us