Um alojamento sustentável no centro de Lisboa? Sim! Deixem-me mostrar-vos um!

Quando pensamos em alojamentos sustentáveis pensamos sempre em florestas densas, casas-de-banho revestidas em bambu e em locais onde, por norma, estamos rodeados de natureza. Mas os alojamentos sustentáveis também podem existir em cidades movimentadas como Lisboa e o Dare Lisbon House é a prova disso mesmo!

Aberto desde 2018, o Dare Lisbon é composto por 23 apartamentos (quartos equipados com uma cozinha completa) e é o local ideal para aqueles que procuram uma localização central! Mas a localização não é tudo que este local tem para oferecer: aqui existem valores sustentáveis que são respeitados e cumpridos e até podem trazer os vossos cães convosco!

Antes de passarmos ao aspecto da sustentabilidade deixem-me dizer-vos porque devem considerar este alojamento para a vossa próxima estadia em Lisboa: os apartamentos são espaçosos e confortáveis, as amenities são de boa qualidade e existe um bom espaço de duche, têm um pequeno-almoço com ingredientes de qualidade e tudo o que precisam para começar bem o dia, a decoração é fantástica em todos os cantos do hotel e a localização é perfeita (podem facilmente caminhar até às principais atrações da cidade, como a Sé, o rio ou até mesmo o castelo, o que é fantástico também para quem viaja com os seus amigos de quatro patas, pois não têm que se preocupar em levá-los em transportes públicos). Como se tudo isso não fosse já suficiente, atenção aos detalhes de toda a equipa proporciona uma estadia memorável! Eles até incluem nos quartos, uma pequena cama, além de um comedouro e bebedouro para o vosso animal de estimação!

Se estiverem a ler este artigo é porque, provavelmente, gostam de viajar de maneira sustentável, por isso, vamos falar dos seus valores de sustentabilidade! O Dare Lisbon aborda a sustentabilidade em diferentes aspectos, pelo que decidi organizá-los para vocês:

Água

A água é o recurso mais importante do nosso planeta e aqui existe uma preocupação com o uso desnecessário deste recurso e há empenho para mudar! Isto é o que o Dare Lisbon faz para combater o uso excessivo de água:

– Os termoacumuladores dos quartos apenas permitem vinte minutos de água quente a cada duas horas, de modo a reduzir o tempo que as pessoas passam no duche e a maneira como usam a água;

– Existem avisos a relembrar que só deveremos mandar as toalhas para lavar quando for necessário;

– O hotel avisa também que devemos fechar as torneiras enquanto lavamos os dentes ou nos ensaboamos no banho;

– As sanitas funcionam com fluxos de descargas mais fracos para se gastar menos água;

– Em vez de colocarem garrafas de água de plástico em todos os apartamentos, o Dare Lisbon opta por garrafas de vidro que são recolhidas para encher novamente quando vazias.

Energia

Hoje em dia é tão fácil poupar energia e este local mostra como:

– As luzes das áreas comuns têm sensores e só se acendem se houver pessoas a passar;

– 99% dos quartos estão equipados com luzes LED!

Desperdício alimentar

O desperdício alimentar é um dos principais desafios da indústria hoteleira, principalmente a nível dos pequenos-almoços, e, é por isso, que este local optou por entregar ingredientes aos hóspedes para que estes possam fazer o seu próprio pequeno-almoço. Todos os dias, pelas 08h, recebem pão fresco e alguns bolos à vossa porta e, além disso, têm dentro da cozinha vários ingredientes como cereais (corn flakes e granola), iogurtes, ovos, fruta, compotas, leite e manteiga (se forem vegetarianos ou vegan os ingredientes de origem animal serão substituídos por outros ingredientes). A quantidade é perfeita para duas pessoas e caso precisem de mais podem sempre pedir à equipa do hotel.

Plástico e gestão de resíduos

– De modo a evitar o uso desnecessário de milhões de embalagens miniatura de amenities, o Dare Lisbon optou por ter nas casas-de-banho amenities de tamanho grande que são reabastecidas quando os hóspedes as usam;

– Na área da cozinha existe um caixote para o lixo orgânico e outro para a reciclagem! (Eu adorei este detalhe, até porque é muito difícil encontrar alojamentos que já façam a separação do lixo devidamente);

– Alguns dos amenities que, por razões de higiene, ainda são embaladas em plástico, como é o caso dos kits dentários, estão apenas disponíveis após pedido. É uma excelente solução para evitar os items de plástico que os hóspedes usam ou que levam apenas para casa sem nem sequer usar.

Apoio à comunidade local

– Todos os ingredientes do pequeno-almoço são de produtores e fornecedores portugueses e/ou locais de modo a apoiar a economia local;

– A decoração dos quartos e das áreas comuns do hotel é feita com peças feitas por artistas portugueses e são todas únicas! Cada quarto tem a sua própria decoração com peças diferentes.

O edifício

O Dare Lisbon está localizado num edíficio do século XVIII que, em vez de ser demolido para novas construções, foi remodelado. Os proprietários do hotel optaram por manter elementos do edifício antigo (como os azulejos e algumas paredes mais rústicas), de modo a ter um ambiente mais autêntico e para não desperdiçar recursos para refazer tudo do zero.

Existem tantas coisas que podem ser feitas e algumas delas até são bastante simples! E esta é a beleza da sustentabilidade! Não tem que ser uma questão complicada e podem encontrá-la, também, em grandes cidades!

Se tiverem interessados em visitar o Dare Lisbon na vossa próxima visita a Lisboa podem reservar diretamente no website ou simplesmente enviar um email para [email protected]. O alojamento tem o selo Clean & Safe e é um local seguro para se viajar em tempo de pandemia.

Espero que tenham gostado deste post e que vos tenha conseguido mostrar alguns aspectos que devem ser tidos em conta quando escolhemos os alojamentos. Já tinham visitado algum hotel com valores sustentáveis em alguma cidade? Digam-me nos comentários ou nas minhas redes sociais que encontram abaixo.

Desejo-vos uma grande semana e que continuem esta caminhada para o “verde”

Patrícia Mano Ahmad, Travelling to the Green


facebook Share on Facebook
Twitter Tweet
Follow Follow us