AS 5 CIDADES MAIS SUSTENTÁVEIS DA HOLANDA

PARTE 4 - ALMERE

Bem-vindos ao quarto dia do nosso top 5 das cidades mais sustentáveis da Holanda!

Se ainda não leram os outros posts, deixo-vos aqui os links das cidades de UtrechtAmesterdão e Alkmaar.

A cidade que vos apresento hoje também não é muito conhecida como destino turístico, mas é uma das cidades mais conhecidas do país! E porquê? Porque esta cidade está a construir a primeira vila ecológica auto-sustentável do mundo!

 

A vila irá ter 60 hectares com características bastante únicas: não serão permitidos carros, pelo que os acessos terão apenas a largura suficiente para a passagem de pessoas e bicicletas; a paisagem será constituída por árvores de fruta, estufas e zonas de cultivo de vegetais; as águas da chuva serão recolhidas para serem usadas pelos habitantes e terão, também, um filtro para tornar a água das chuvas em água potável; quem quiser pode fazer voluntariado na vila e, em troca, recebem benefícios para alguns serviços ou atividades, como, por exemplo, o uso dos autocarros elétricos que fazem tours até Amesterdão.

Almere é uma das cidades mais recentes da Holanda, o que significa que os valores sustentáveis estão a ser implementados de raíz à medida que constroem a cidade! A cidade ainda está a construir muitas das suas áreas e tem planos de as fazer de maneira mais sustentável possível. Por exemplo, um dos planos é utilizar 45 hectares para plantar uma grande variedade de plantas e no centro desses hectares construir uma Universidade que será estruturada e irá ter zonas de acordo com as diferentes estações do ano para acomodar uma grande variedade de espécies ao longo de todo o ano.

O que podemos visitar em Almere?

Agora que já sabem o porquê de Almere estar neste top 5, vamos ver o que se pode visitar! Almere é conhecida pela sua arquitetura moderna, mas também, pela sua natureza visto que a cidade tem 42 kms de zona costeira! Ao contrário das outras 3 cidades vistas anteriormente, em Almere não se vê tanto a arquitetura típica holandesa e esta é uma área onde existe mais contacto com a natureza e com a água. 

Estes são os melhores locais para visitar em Almere:


 

  • Oostvaardersplassen: uma das reservas naturais mais bonita do país!
  • Lepelaarplassen: outra reserva natural a não perder;
  • Thermen la Mer: o sítio perfeito para relaxar durante a viagem. Neste resort têm saunas, jacuzzis e podem ainda fazer massagens, entre outras coisas;
  • Praia de Almeerderstrand ;
  • Forteiland Pampus – um forte localizado numa pequena ilha nas águas entre Almere e Amesterdão;
  • Fazer um passeio de barco;
  • Desportos aqua´áticos: esta cidade tem uma grande conexão com a água e irão encontrar muitos desportos aquáticos!
  • Havenkom: a área onde vão encontrar os melhores restaurantes sobre a água;
  • Fazer um passeio pela cidade para ver a arquitetura moderna.
 

Se tiverem de carro podem facilmente ir a Amesterdão.

Se quiserem conhecer outros locais da cidade, aconselho-vos a visitar o site oficial da cidade! Todas as fotografias foram retiradas do mesmo. 

Alojamentos sustentáveis em Almere

Em relação aos alojamentos sustentáveis, tal como aconteceu em Alkmaar, visto esta cidade não ser tão turística, é díficil encontrar alojamentos sustentáveis. Mas estes seriam os meus escolhidos:

Apollo Almere Hotel city centre

Este é o único hotel da cidade com um certificado de sustentabilidade. Apesar de não haver informação sobre as suas políticas no site, já contactei o hotel para vos poder atualizar em relação a este assunto. Este hotel é excelente para quem quiser explorar a cidade a pé, pois fica mesmo no centro.

Marinaparcs Almere

E porque não ficar num acampamento? Este é o local perfeito para ficar perto das praias e, também, para quem viajar com os seus animais de estimação!

Lodgerie Het Groene Geheim 

Este é um local único localizado no meio da natureza! Este alojamento é gerido por um casal que tem uma quinta e decidiu começar a alojar pessoas para lhes mostrar a sua paixão pela natureza.

Já tinham ouvido falar de Almere? Parece ser uma cidade excelente para explorar o lado mais natural da Holanda!

Digam-me nos comentários se já visitaram esta cidade.

Da vossa,

Patrícia Mano Ahmad, Travelling to the Green



facebook Share on Facebook
Twitter Tweet
Follow Follow us